Olho D’Água do Casado

Potencialidades Turísticas

Trilhas ecológicas, fontes, o Riacho do Talhado e a Subestação Ferroviária de Olho D'Água (importante exemplar do patrimônio arquitetônico do município).

Equipamentos e Serviços Turísticos

Bares. lanchonete e restaurante

Principais Atrativos

Trilha do Bom Nome da Légua -A Fazenda Olho D'Água é o local onde se inicia a trilha e todo o percurso é realizado à pé. No seu entorno observa-se vegetação de caatinga e relevo ondulado com fragmentos de rochas em alguns trechos. A trilha segue o leito do Riacho das Águas Mortas (temporário) e desce o Vale em direção a um lago formado pela inundação provocada pela construção de uma barragem. O lago é belíssimo, com água de tonalidade azul, propício para banho, oferecendo um harmonioso conjunto natural.

Riacho do Talhado - Localiza-se entre os municípios de Olho d'Água do Casado e Delmiro Gouveia, na confluência do Lago de Xingó. O local é cercado por imensos paredões de arenito, com altura entre 40 e 80 metros. Os paredões dão a impressão de que foram esculpidos à mão, trabalhados pela erosão. A vegetação do entorno é de caatinga. O Riacho é propício a banho (profundidade de cerca de 15 metros), sendo navegável para embarcações do tipo lancha, barco a motor ou catamarã. A pesca é praticada, encontrando,se o surubim, o dourado e outras espécies. É parada obrigatória dos passeios de catamarã. O percurso até o Talhado pode ser realizado também a pé, saindo da Fazenda Olho D'Água, numa caminhada de uma hora e meia. O atrativo é denominado "Paraíso do Talhado", pela sua beleza singular. O silêncio reinante dá um certo ar de mistério à paisagem.

Ponte sobre o Riacho das Águas Mortas - A ponte de ferro tem um vão de aproximadamente 20 metros. Foi construída por volta de 1881 , para permitir a passagem da Maria Fumaça no trecho Piranhas(AL) a Jatobá.(PE), sobre o Riacho das Águas Mortas. 

Subestação Ferroviária de Olho D'Água -A estrada de ferro de D. Pedro II teve sua construção iniciada em 05 de julho de 1879. Os primeiros 28 km, trecho de Piranhas à subestação de Olho D'Água, foram abertos ao tráfego em 25 de fevereiro de 1881 .A Estrada foi desativada em 1964. O prédio tem uma área de cerca de 70 m2, construído em alvenaria de tijolo maciço e permanece com sua arquitetura em estado original. Necessita de um projeto de recuperação e revitalização que permita a salvaguarda de um importante exemplar do patrimônio histórico e arquitetônico do município.

Fonte da Matinha - Trata-se do olho d'água que deu origem à cidade. A Fonte da Matinha localiza-se à 1 km do centro do município e é considerada de grande valor histórico pela população local. Necessita de projeto para sua recuperação. No seu entorno, observam-se formações rochosas e vegetação de caatinga. A fonte recebeu o nome de Matinha em função da opulenta mata existente em suas imediações. Além da Matinha existem outras fontes: do Gado, do Minador e Fontinha. Durante muitos anos o município sobreviveu dessas fontes e apenas em 1981 a cidade passou a dispor de abastecimento d'água.

Casa de Farinha- Localizada no centro de Olho D'Água do Casado, a Casa de Farinha mostra o contraste do rústico com o moderno. A casa existe há 56 anos. É uma construção de taipa, com cobertura de telha de barro sobre estrutura de madeira e piso de barro batido. A construção tem área de, aproximadamente, 35 m2. No local, o visitante pode observar o processo, inteiramente manual, de fabricação de farinha.

Rio dos Poços - Sítio arqueológico com pinturas rupestres, localizado ao lado da ponte da antiga Estrada de Ferro.

Folclore

Samba de Coco
Quadrilha
Pastoril

Gastronomia

Bode assado e guisado
Doce de caju
Galinha guisada
Peixe frito
Peixada

Festas Populares

Festa do Caju
Festas de Santo Antônio, São João e São Pedro
Festa de São José ( Padroeiro}
Festa do Coração de Jesus
Carnaval

Informações Sobre o Município

Prefeitura: Praça Noé, S/N Bairro: Centro
Cep.: 57470-000
Fone: (082) 643-1127 Fax: (082) 643-1127
Órgão Municipal de Turismo: Secretaria de Turismo
Av. Castelo Branco, S/N -Centro -Cep.: 574790-000
Fone: (082) 643-1112 Fax: (082) 643-1127
Rodovias de Acesso: AL-101 Sul/AL-220 (pavimentadas, em estado regular e conservação)
Distância da Capital: 282 Km
Área: 324,1 Km2
Altitude: 230 metros
População: 5.966 Habitantes -Censo: 1996
Temperatura Média Anual: 30° C
Meses de Maior Incidência de Chuvas: Abril a Junho
Principal Atividade Econômica: Agricultura