Paulo Afonso

Potencialidades Turísticas

A Cachoeira de Paulo Afonso, o Rio São Francisco e seus canyons, o complexo de usinas hidrelétricas, um dos maiores do mundo, a gastronomia típica (peixes, acarajés, abarás, bode assado e guisado), o folclore e o artesanato de origem indígena.

Equipamentos e Serviços Turísticos

Hotéis e pousadas
Bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias e sorveterias
Locadoras de automóveis
Locadoras de barcos
Agências de viagens
Centro de Convenções
Shoppíng Center

Área Destinada para Investimentos

O município concede incentivos para instalação de empreendimentos industriais, turísticos, de agribusiness e pesca artesanal ou industrial.

Principais Atrativos

Cachoeira de Paulo Afonso -A cachoeira de Paulo Afonso é formada por diversas quedas d'água que se espalham pelas rochas de granito, recortada em plataformas assemelhando-se a imensos degraus. O abundante volume de água caí sobre os " degraus" formando imensas áreas de espumas muito brancas que descem pela rocha a uma altura de aproximadamente 80 metros. Dentre as inúmeras quedas de água destaca-se a do "Véu de Noiva", assim denominada pela semelhança com um alvíssimo e longo véu de noiva. Com a construção das Usinas, as águas que formam a Cachoeira foram represadas permanecendo apenas um pequeno volume, o que permite observar melhor o belo conjunto de rochas polidas pelas águas há centenas de anos. Em épocas programadas, as comportas da barragem são abertas num espetáculo de impressionante beleza.

Teleférico -Bonde aéreo com capacidade para 8 pessoas. Situado à cerca de 100 metros de altura o bondinho percorre uma extensão de 360 metros, ligando a cidade de Paulo Afonso, localizada na margem direita do Rio São Francisco, ao município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, localizado na margem esquerda do Rio. Durante o trajeto tem-se uma visão da cachoeira de Paulo Afonso, das Tomadas de Água das Usinas PA I, II e III, dos Vertedouros da Usina PA IV e da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas (uso exclusivo ao serviço da CHESF), bem como da. furna do Morcego (esconderijo do Cangaceiro Lampião) e do Salto de Croatá. O Teleférico funciona todos os dias, no horário das 8:00 as 17:00 horas.

Mirante da Cachoeira de Paulo Afonso - Possui uma área de aproximadamente 80 m2, com jardins ornamentais de rosas, espirradeiras, avencas e árvores de portes médio e pequeno. Num dos jardins está a estátua do poeta Castro Alves, em bronze, bem como uma estrofe de seu poema em homenagem à Cachoeira, "Espumas Flutuantes". Outra placa de bronze homenageia a visita de D. Pedro II, em 1859. O mirante possui grades de proteção no andar superior e nas escadarias de acesso aos diversos pontos de observação. A área possui um bar construído em estilo rústico, sob uma torre de transmissão. Do mirante avista-se a primeira usina hidrelétrica construída por Delmiro Gouveia em 1913, a "Angiquinho". À esquerda estão as belas quedas d'água da Cachoeira de Paulo Afonso, com aproximadamente 100 metros de altura, apreciada apenas em épocas programadas, quando as comportas da barragem são abertas. Avista,se, ainda, o canyon do Rio São Francisco, com seus paredões de rochas graníticas, com altura aproximada de 80 metros.

Mirante do Teleférico – Está localizado na Ilha do Urubu, num ponto de observação estratégico, de onde se tem uma visão de parte do canyon do Rio São Francisco, da Subestação da CHESF ( com suas inúmeras torres elétricas), da entrada da furna do Morcego (cuja extensão é de 100 metros de profundidade) e dos Saltos do Croatá. Observa,se, também, a Ponte Metálica que divide os Estados da Bahia e Alagoas e a Barragem da usina P.A. IV. Do mirante parte um teleférico que cruza o canyon a uma altura de aproximadamente 100 metros da superfície do rio. Possui um barzinho construído com troncos e cascas de Ipê, uma loja de artesanato e produtos regionais. Encontra-se em bom estado de conservação.

Modelo Reduzido do Complexo de Usinas – Trata-se de uma imensa maquete reproduzindo o complexo de usinas da Região dos Lagos do rio São Francisco. Possui 1.000m2 de extensão. Foi construído em escala de l:75 metros. Enquanto percorre os caminhos do Modelo Reduzido o visitante vai conhecendo a gigantesca obra de engenharia que representa o complexo de usinas: modelo reduzido das Usinas P.A. I,II,III e IV (Delmiro Gouveia) , detalhes da barragem, do vertedouro, das comportas do braço principal, do Braço do Ouebra, do Braço do Taquarí, do Braço do Capuxu, da Cachoeira de Paulo Afonso, dos drenos de areia, da bacia de acumulação, a Usina de Sobradinho - detalhes da barragem, da tomada d'água, do vertedouro e da eclusa de navegação, a UHE Apolônio Sales (Moxotó) , detalhes da barragem,. da casa de máquinas, do vertedouro e início do canal de derivação. Observa-se o conjunto formado pela Cachoeira de Paulo Afonso, a Cachoeira Véu de Noiva, a Usina Angiquinho, a Furna dos Morcegos, o início do canyon do Rio São Francisco, a Ilha do Urubu, o teleférico, a Ponte Pênsil, os lagos artificiais, os Saltos do Croatá e todo o entorno do complexo das usinas. O Modelo Reduzido mostra, em escala métrica, o nível natural das águas e pode simular alterações de volume. A obra é construída em alvenaria de pedra, a céu aberto e apresenta-se murada.. Pode ser visitada com guias autorizados pela CHESF.

Memorial CHESF -Inaugurado pela CHESF em outubro de 1997, o Memorial possui uma área de 5.950m2, sendo 1.436m2 de área construída. Abriga o Museu CHESF, com acervo constituído por peças, equipamentos, fotos que retratam a história das hidrelétricas da Região dos Lagos do Rio São Francisco. Possui salão de exposição, biblioteca, confortável auditório com capacidade para 157 pessoas, com palco elevado e camarins, que possibilitam a apresentação de peças teatrais e projetor de cinema em 35mm.

Ilha de Paulo Afonso -A cidade de Paulo Afonso é uma ilha artificial, com 1.018km2 e altitude média de 243 metros. Está separada do continente pelo canal que abastece o reservatório da UHE de Paulo Afonso. A Ilha é privilegiada pela natureza, com suas cachoeiras, canyons e belas formações rochosas. Atualmente a cidade tem 120.000 habitantes, possuindo boa infra-estrutura urbana, impulsionada pela CHESF, responsável pela construção das usinas hidrelétricas. Está localizada na região norte do Estado da Bahia, margeada pelo rio São Francisco e fazendo divisa com o município de Delmiro Gouveia, em Alagoas.

Mirante do Amor -Construído com pedras e cimento, protegido com grades de ferro, circundado por bromélias, xique-xiques, mandacarus, caraibeiras e facheiros. Proporciona ampla visão da Cachoeira de Paulo Afonso, da Usina Angiquinho (a primeira do Nordeste), construída por Delmiro Gouveia em 1913. Avista-se também os paredões do canyon, as comportas de adução das usinas P.A. I, II e III. Nos períodos de cheia do Rio vê-se as corredeiras formadas pelas comportas de regularização do Braço do Quebra.

Raso da Catarina -Reserva ecológica com extensão de 6.400 Km2, recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia chega a 40°C enquanto que à noite O clima é de até 10°C. Encontra-se sob fiscalização do IBAMA. A área mais visitada é a Baixa do Chico, um canyon com 12 km de extensão, apresentando belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez, etc. Existe uma capela natural onde encontra-se um nicho com imagem identificada como de Santa Rita, esculpida pela erosão eólica onde, todos os anos, realiza-se grande romaria. A flora predominante é de xique-xiques, mandacarus, coroas-de-frade, facheiros, palmatórias, diversos tipos de bromeláceas, como a macambira e árvores como o juazeiro, umbuzeiro, jatobá, pereiro, etc. Quanto à flora é rica a variedade de aves de coloridas plumagens e pequenos animais como o tatu. No local existe uma pequena aldeia onde vivem famílias descendentes dos índios Pankararés. Conta a lenda que Lampião refugiou-se no Raso e teria escondido tesouros e armas sob árvores e nas grutas e cavernas.

Ilha do Urubu -Está. integrada a cidade de Paulo Afonso. Nela estão situados os mais estratégicos mirantes voltados para os canyons do Rio São Francisco e para as barragens e usinas hidrelétricas. Destacam-se o Mirante do Cogumelo, Mirante do Amor, Mirante do Aquário e Mirante do Heliponto. possui também praças arborizadas e um mini-zoológico com espécimes da região. O restaurante do Mirante do Teleférico serve o peixe tucunaré, especialidade da casa. A ilha recebe uma visitação de cerca de 3.000 pessoas por mês.

Rio São Francisco - É denominado "Rio da Integração Nacional". Nasce no Parque Nacional da Serra da Canastra, no sul de Minas Gerais e percorre uma distância de 3.161 Km até a foz, localizada na divisa dos Estados de Alagoas e Sergipe. Banha os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco,
Alagoas e Sergipe. Possui aproximadamente 2.300 Km navegáveis. Descoberto no dia 4 de outubro de 1501, pelos exploradores portugueses André Gonçalves e Américo Vespúcio, recebeu o nome em homenagem ao santo do dia, São Francisco de Assis. Possui inegável importância econômica e estratégica como fator de desenvolvimento para o país. No trecho denominado Região dos Lagos, bem como, mais a montante, no município de Sobradinho, foram construídos complexos de modernas usinas hidrelétricas que abastecem toda a Região Nordeste. O Rio se constitui numa valiosa atração turística, apresentando trechos onde corre por magníficos canyons, atravessa praias de rara beleza, áreas de densa vegetação de manguezais e o belo espetáculo do encontro das águas com o oceano. Importante citar a gastronomia, À base de peixes, sendo os mais apreciados surubim, tucunaré, carimatã e tabarana.

Estação de Piscicultura da CHESF -A área da estação é de 160.000m2. Possui 36 tanques alevinais, 13 viveiros 06 incubadoras. Na estação, realiza-se a inseminação artificial de algumas espécies do Rio São Francisco, como a Corimatã Piau, Piau Verdadeiro e Piau Lavrado. Também há técnicas especiais para repovoamento nos lagos: Tilápia do Nilo, Carpa Dourada e Carpa Espelho, Tilápia ao Congo, Surubim, Dourado, Pacamã, Ninguim, Apaiari e Peixes Ornamentais. Existe um pequeno museu e laboratório para inseminação artificial.

Copa de Velas -A Copa de Velas de Paulo Afonso teve início no ano de 1989 e se transformou num dos maiores eventos náuticos do Nordeste. Inicialmente restrita à área da Prainha, com apenas um palco e um trio elétrico, a Copa de Velas tem hoje mais de 100 mil visitantes. As maiores Bandas da Bahia se apresentam em inúmeros trios elétricos. Cinco blocos carnavalescos, com cerca de 1000 pessoas em cada. bloco, percorrem a Avenida Apolônio Sales, onde são instalados camarotes e toda estrutura. necessária. ,

Canyons do Rio São Francisco - É formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se cheias de relevos lisos ou pontiagudos formados pela erosão da água e ação dos ventos. O Canyon pode ser apreciado de inúmeros locais mas destacamos a vista a partir da Ponte que liga os Estados da Bahia e Alagoas, aBR-110. O local é uma parte do Alto do Vale, que inicia-se no lago Moxotó, a partir da Cachoeira de Paulo Afonso, e vai até às proximidades da cidade de Piranhas, em AIagoas. O canyon apresenta profundidades variáveis, desde 30 até 170 metros, extensão de 65 Km e largura também variável, entre 50 e 330 metros. As rochas das encostas são do tipo magmáticas e metamórficas, de granito, nas cores vermelha e cinza. A vegetação é de caatinga rasteira, com uma fauna rica e variada, constando de inúmeras espécies de répteis, insetos e aves. O canyon do Rio São Francisco pode ser apreciado em inesquecível passeio de catamarã, no trecho à montante da Usina de Xingó até o Riacho do Talhado, onde o barco faz uma parada para mergulho.

Mirante do Aquário -Foi construído com cimento e rocha granítica. Está protegido por grades. A paisagem circundante inclui o canyon; a vegetação de macambira e facheiro, o Salto de Croatá, o Mirante do Teleférico, a Ponte Metálica, as Usinas PA I, II e III, o Grande Hotel. O nome "Mirante do Aquário" deve-se a existência de um grande aquário (atualmente desativado)

Mirante do Cachimbo -É uma plataforma de concreto redonda, projetada sobre o Lago Delmiro Gouveia. O acesso é feito através de uma passarela de cerca de 20 metros de comprimento em linha curva. O mirante recebe esse nome por ter um formato parecido com o de um cachimbo. Observa- se, à frente, o lago Delmiro Golveia, à esquerda a Barragem de Moxotó, com sua passarela de concreto com 4.000 metros de comprimento e a Usina Apolônio Sales. No Lago estão duas ilhotas para as quais vão pousar inúmeras garças, no momento do pôr-do-sol (ver atrativo turístico "Ninhal das Garças" no município de Canindé do São Francisco, Sergipe). Do mirante, vê-se ainda as Tomadas de Água das Usinas Paulo Afonso I, II e III e as Comportas do Capuxu. As margens do Lago são densamente arborizadas. O atrativo encontra-se em bom estado de conservação.

Mirante do Cogumelo -O mirante está localizado em um edifício de formato cilíndrico, com uma cúpula redonda toda em vidros. Permite uma visão de 360° da paisagem formada pela tomada d'água das usinas PA I, II e III, um trecho do canyon do Rio São Francisco, a Fuma dos Morcegos, o Grande Hotel, a ponte Pênsil, o teleférico e, mais ao longe, pela cidade de Paulo Afonso. A visitação ao mirante só é possível com autorização especial da CHESF e com o acompanha- mento de guias de turismo. O projeto arquitetônico do edifício é de autoria de um arquiteto japonês e o formato lembra um grande cogumelo, numa referência ao cogumelo de fumaça formado com o lançamento da bomba atômica na cidade de Hiroshima.

Lago do Capuxu -A área do lago é de aproximadamente 15.000 m2, largura de 100 metros, extensão de 150 metros e profundidade média de 2 metros. É cercado por árvores de grande porte, como as tamarineiras, azeitoneiras, mangueiras, goiabeiras, amendoeiras, caraibeiras, algarobeiras e muitas plantas ornamentais. É proibido o banho, por ser área de segurança da CHESF. Existe projeto para aproveitamento do lago como área de recreação da população local (quiosques, para venda de alimentos e bebidas, pedalinho, pesca, etc).

Pesque e Pague - Área de lazer com possibilidade de pesca de várias espécies de peixes. Área total de 2.5 ha. No lago há uma barragem com uma parede construída de barro. No seu entorno existem abrigos, sendo 26 fixos e alguns sombreiros móveis, em formato de "V". Possui restaurante, parque infantil com piscina, chuveiros, e churrasqueira de uso coletivo, cavalos para montaria. Próximo ao lago localizam-se os tanques, que servem de apoio, (6 tanques com 3.000m2 e 2 tanques com 4.500m2), onde são criadas várias espécies de peixes: tilápia do nilo, carpa dourada, tambaqui, niquim e piraputanga.

Balneário Encantos Mil -  Em seu entorno existe amplo estacionamento com uma boa arborização, além de 16 quiosques (bares), uma quadra poliesportiva e uma Casa de Show. A praia tem extensão de aproximadamente 2 km. Apresenta morfologia suavemente plana, com areia grossa e de coloração alva. Vegetação de caatinga do tipo arbórea. É propícia para banho e esportes náuticos. Existe possibilidade de ancoragem para embarcações pequenas. No seu entorno, diversas ilhas com vegetação arbustiva.

Igreja de São Francisco de Assis -Templo cat6lico-romano construído em 1949 sobre pequena colina. Tem estrutura em pedra da própria
região. A nave tem 90 metros quadrados e sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. Torre lateral esquerda com sino de bronze a 9 m de altura. Na parede de fundo, imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo. Nas paredes laterais, as estátuas de São Judas Tadeu, N. S. da Conceição e de São José, além dos quadros que representam a via-crúcis de Jesus. Na única porta de madeira, algarismos romanos vazados simbolizando os 10 mandamentos. Arquitetura lembrando capelas medievais. Vista panorâmica da Vila Operária. Bom estado geral de conservação. Em 4 de Outubro, dia de São Francisco, grande festa em seu pátio. Aberta ao público diariamente, das 17 :00 às 20:00 horas.

Catedral de Nossa Senhora de Fátima -Templo católico romano construído em 1952, arquitetura neoclássica com predominância de linhas retas, 1.000 metros quadrados de área construída, estrutura em concreto armado e cobertura em telha tipo francesa, sustentada por tesouras de madeira de lei. 120 bancos de madeira para 700 pessoas. No altar, grande cruzeiro em madeira de lei; 2 confessionários, pia batismal. Torre central com 12 metros de altura, destacando a imagem da padroeira, N. S. de Fátima, e o sino em bronze. Nos pilares, 15 quadros de latão representam a via-crúcis de Jesus. Nas paredes laterais, estátuas de N. S. das Dores, de N. S. de Fátima, de Santo Antônio e de São José, moldadas em gesso e com 40 centímetros de altura. O templo é aberto diariamente das 7:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 22:00 horas, sendo bom o seu estado de conservação.

Outros Locais de Interesse

Parque Belvedere
Igreja Beato José de Anchieta
Igreja Nossa Senhora Aparecida
Centro de Cultura lindinalva Cabral
Praça Abel Barbosa
Praça Abdon Sena
Praça Adauto Pereira
Praça Alexandre Amâncio dos Santos
Praça Belvedere
Praça Bráulio Gomes da Silva
Praça da Criança
Praça da Maçonaria
Praça do Bareta -Wanderley Chagas
Praça do Casquetinho
Praça do Trabalhador
Praça Dom Jackson
Praça Juvenal Cordeiro Inô
Praça Lions Clube
Praça Presidente Dutra
Praça Rotary Clube
Praça São Cristovão
Praça Vereador João de Brito
Rótula Rodoviária Externa
Painéis Ilustrados
Escultura -A Criança e o Mundo
Escultura -A Mulher e o Cavalo
Busto de Adauto Pereira de Souza
Busto de Antônio José AIves de Souza
Busto do Presidente Eurico
Dutra Escultura -Copa de Velas
Estátua de Castro AIves
Estátua -Guardião do Raso da Catarina
Monumento do Trabalhador
Escultura -O Touro e a Sucuri

Artesanato

Madeira
Couro
Corda
Cipó
Palha
Cerâmica utilitária
Pedra
Retalhos
Bordados
Crochê
Tapeçaria
Tecelagem
Pinturas à óleo em tela

Folclore

Banda de Pífanos
Quadrilha
Os cangaceiros
Pastoril

Gastronomia

Acarajé
Abará.
Buchada
Rabada
Bode Assado e guisado
Galinha de capoeira
Doce de umbu
Moqueca de surubim
Peixe frito
Pituzada

Festas Populares

Copa de Velas
Semana do Modernismo
Festa da Pátria
Novenário do Padroeiro São Francisco de Assis .
Festa de Nossa Senhora de Fátima
Feira de Negócios em Paulo Afonso - FEN-PA
Dia de São Cristovão
Festa do Caminhoneiro
Carnaval
Festas de Santo Antônio e São Pedro
Festa de São João Supercross
Exposição e Feira de Animais .Eco Esportes Radicais

Informações Sobre o Município

Prefeitura: Av. Apolônio Sales, 925 -Centro
Cep.: 48.600-000
Fone: (075) 281-3011 e 281-3447- fax: (075) 281-5352 e 281-5952
Órgão Municipal de Turismo: Centro Cultural Lindinalva Cabral
Distância da Capital: 450 Km
Rodovias de Acesso: BR- 11 0/BR-324 -Salvador/Feira de Santana
Área: 1018 Km2
Altitude: 243 metros
População: 93.619 Habitantes - Censo: 1996
Temperatura Média Anual: 26° C
Meses de Maior Incidência de Chuvas: Maio a Junho
Principais Atividades Econômicas: Produção de Energia Elétrica, Agricultura Irrigada e Pecuária (bovino e caprino)